quarta-feira, 7 de maio de 2008

Matrimônio Virtual

Tomando banho, sentadinho no meu banquinho de plástico, medito: "Como será o matrimônio daqui a 20 anos?".



Impossível saber o que vai acontecer. Acredito que estamos vivendo um momento de total mudança de valores, principalmente se falando de família. Um dos meus melhores amigos já foi padrinho cinco vezes. Dessas cinco uniões, quatro já se foram e a que resta, completou três mêses agora. Ou seja, se algum dia o vesgo do cupido do amor me der uma flechada certeira, óbvio que ele não será padrinho.

Mas por que os relacionamentos juramentados na frente do enviado de Deus não dão mais certo, como antigamente? A maioria das pessoas com quem converso acham que os casamentos terminam por traição do homem. Se bem que a maioria dos casais que conheço, que se separaram, foi o homem que terminou. Isso também vai contra aquela teoria, que no passado as mulheres não trabalhavam e por isso não tinham coragem de sair de casa.

Percebo que as pessoas sentem um peso enorme quando assinam aquele livro do cartório, que legaliza a união do casal. Tamanho é esse peso, que conheço um casal de amigos, no qual namorou 10 anos e ficaram casados por 10 meses (Evitem o 10!!!). Uma prima minha que mora nos "importados" (exterior), me disse que não pretende se casar nunca no civil, prefere continuar morando junto com o namorado/marido, que dá mais certo. Mas ela é mais louca do que eu, descarta ela.

Não existe regra para um casamento dar certo. Pode namorar zilhões de anos antes, ou apenas alguns meses, que no final o que vai contar, é a hora que as escovas de dentes dividem o mesmo copinho.

Mas será que temos mesmo que passar o resto da vida unidos a uma ÚNICA pessoa? O passarinho João de Barros passa, mas se ele souber que foi traído, tranca a casinha com a patroa dentro e deixa morrer por fome. Já os leões não conseguem viver com uma única leoa. Nem os macacos. As aranhas Viúva-Negra, bem... esquece elas...

E essas pessoas que se separaram, querem casar de novo? Conheço algumas que querem, mas a grande maioria, não. No máximo uma união estável.

Fato é, que perto dos trinta anos de idade, a mãe natureza acorda as mulheres para sua obrigação com a perpetuidade da humanidade. E elas não gostam de pensar em ser mães, sem uma união registrada no cartório. Elas ainda querem criar seus filhos da mesma maneira como seus pais criaram.

E se continuar pensando muito sobre esse assunto, não chegarei a conclusão nenhuma. Com isso, é impossível como será a cara dessa organização chamada: família.

3 comentários:

  1. Querido, espero que quando chegar a minha hora de dizer o ´sim´ vc se empolgue de novo pra escrever sobre isso, mas falando que o casamento tem o lado bom tambem! Aliás, eu espero que tenha!!! hahahahaha Continua escrevendo! Beijo!!!

    ResponderExcluir
  2. Casamento não existe!!! Existe sim: parceria, cumplicidade, troca,respeito,amizade, transparência, verdade...
    Tudo isso vale para relações ditas "formais" ou as "informais".
    Nas duas possibilidade,o que vai levar ao sucesso ou fracasso será sempre a nossa vontade de continuar ou abandonar.
    O resto, é resto!!!!
    Ficarei de olho no seu blog..
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Bruno, Bruno... concordo... Não tem regra... A união - formal ou informal - é uma luta diária dos 2... Eu acredito no amor, no casamento... Mas vejo que hoje em dia é coisa rara... Continue, continue! Bjo!

    ResponderExcluir