sábado, 29 de novembro de 2008

Operação Sem Nome

Todos os dias quando leio jornal e aparece uma notícia a respeito as operações da Polícia Federal, sou obrigado a ler a notícia inteira. Quase sempre são crimes de sonegação fiscal, com corrupção e evasão de divisas.

O que mais me motiva a ler essas reportagens não são os crimes em si, mas o nome que as operações recebem. Quase sempre uma ideia bem criativa.

Hoje li a respeito da operação "Negócio da China", em que a Casa & Vídeo estaria contrabandeando produtos chineses. Agora tudo é da China, Olimpíadas, camisetas, guarda-chuvas, novela das sete e a Polícia Federal não poderia ficar fora.

Os nomes das operações são escolhidos pelos próprios delegados envolvidos na operação e devem fazer referência ao caso, mantendo em sigilo.

Não tenho dúvidas, que no curso de formação de delegados da PF, há uma matéria específica para ensiná-los a dar fantásticos nomes às operações. Achei alguns nomes curiosos: "Operação Guabiru" que monitorava o desvio de recursos da merenda escolar (Guabiru é uma ratazana nordestina), "Operação Caronte" nome do barqueiro da mitologia grega que levava os mortos para o reino de Hades e essa operação tratava, obviamente, de umas das fraudes do INSS. O nome que mais achei interessante é a "Isaías". Operação conjunta com o IBAMA que investigava a extração ilegal de árvores da Amazônia. Isaías, profeta bíblico, citou: "Restarão tão poucas árvores em sua floresta, que um menino poderá contá-las."

Um comentário:

  1. Fala, d'almeida!

    legal vc por aqui!
    Ainda bem que existem os neologismos, assim denominar as operações pode ser tão infinito qt a 'bandidagem', rsss.

    hehehe, tem mta meia engraçada, ainda vou postar mais!
    =p

    bjss

    ResponderExcluir