segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Projeto Filé 2009 - 1º Dia

Eu e quatrocentas e noventa e três milhões de pessoas no mundo deixam para se preocupar com a aparência fisíca quando chega o verão e não antes. Tudo eu deixo para cima da hora e não ia ser agora que mudaria. Mas vamos ao relato do primeiro dia.

Chegando no estabelecimento, a recepcionista disse que eu precisava de um atestado médico e de uma avaliação funcional. Ambos custam 40 reais, mas o atestado poderia vir de fora. Por sorte, eu tinha o atestado. Pedi quando fui ao ortopedista para ver o meu joelho. Por mais sorte ainda, só aceitavam atestados emitidos até 1 mês. Bem, hoje é dia 19 de janeiro e ele foi feito no dia 18 de dezembro. Nada com que uns olhares sedutores não conseguiriam contornar. Essa foi fácil. A recepcionista ligou pra gerente e ela autorizou. Olha que a gerente nem viu meu olhar sedutor. Beleza até o momento. Agora aquela avaliação funcional. Para quem não sabe que diabos é isso, explico: O infeliz te mede em tudo, peso, altura, comprimento do fêmur, quanto de gordura nos cilios... Para alguns desses itens, ele te coloca na parede, sem camisa e de bermuda e tira fotos. Nesse momento achei que estava num programa de TV e iriam me usar para vender cinta abdominal. Resumindo, para quem é sedentário como eu, isso é vergonhoso. Mas..... para eu começar a malhar (levantar peso) precisaria fazer tal avaliação. E tem que agendar! Ou seja, enquanto eu não me exponho àquele ridículo, tenho que ir para academia só para fazer trabalhos aeróbicos (esteira, bicicleta, olhar as gostosas...). Avaliação agendada, fui correr.

Correr menos de 30 minutos é ultrajante. Mas antes de correr, verifiquemos o peso. Uhhmmm 77,7kg. Para alguem de 1,74m, estou fortinho. Mas nem tanto. Obviamente para uma pessoa hiperativa, que cansa de tudo muito rápido, levei meu ipod e coloquei a playlist que me empolga. Também tive que pegar uma esteira bem de cara para televisão. Só o ipod não é suficiente para segurar toda minha atenção.

Comecei a correr com uma música bem empolgante. Coloquei a esteira numa velocidade forte, pelo menos para mim era bem forte. Depois que acabou a musica, olhei para ver o quanto tempo estaria faltando, 28'30". A música era pequena mesmo, mas parecia que eu tinha corrido do flamengo à Barra pela linha amarela. Consegui segurar o ritmo com a música que vinha.

Beleza, estamos indo bem. Respirando pelo nariz e soltando pela boca. Isso.... não!!! não tente dançar que sua mãe não lhe deu o dom da dança e não é aconselhavél dançar numa esteira em funcionamento. Achei melhor reduzir um pouco a velocidade, pois meu objetivo era a Barra e não Angra dos Reis.

Passados 18 minutos, veio o professor tirar meus batimentos. Entregou-me um dispositivo que coloquei no peito e no relogio de pulso dele saiu o resultado: 182 batimentos por minuto. Meu coração estava batendo tão rapido quanto de um recém nascido. Prontamente ele me perguntou a idade para saber qual seria meu batimento máximo permitido. Mas prontamente ainda, sem gaguejar, respondi: "vinte e três!". Ele fez uma cara de desconfiado e devolvi: "Tá bommmmm vinte e seis, mas me sinto como tivesse vinte, na média, vinte e três.". Palavras como "idiota" e "mongo" devem ter passado pela cabeça dele. Mas me perguntou se estava tranquilo com o ritmo. Respondi que sim e ele foi embora. Mal sabia ele que eu estava torcendo mais para acabar logo aqueles minutos remanescentes, do que torci para o Vasco ir para a segundona (queria ver o circo pegar fogo entre Dinamite e Eurico).

Ufa! Completei os intermináveis 30 minutos. Tinha percorrido 5,5km e sai andando com aquela impressão de que você está andando devagar e o mundo passando rápido (só eu tenho essa sensação quando corro em esteira, ou mais alguem?). Opa! Balança de novo. Subi e marcou 77,4kg. Nossa! Foram 300g só numa corridinha tranquila de 30 minutos. Mas rapidamente coloquei as 300g de volta no bebedouro da academia.

Esse primeiro dia foi um pouco sofrido, mas se continuar no ritmo, chego lá. Quero ver meus muscúlos amanhã quando acordar...

2 comentários:

  1. Eu também preciso malhar, correr e tudo que é preciso para tirar a gordura localizada no meu abdomen. Só que ainda não tive a disposição necessária para começar... Como é difícil começar quando se tem praticamente 100% de certeza que vai durar menos de 3 meses a empolgação...
    Nicolau

    ResponderExcluir
  2. Pelo seu perfil muito parecido com o meu, realmente vc nao vai durar mais que 3 meses na academia!! rssss Melhor ir fazer Capoeira :)}

    E, btw, 26????? Nao creio!!

    Bj, Rê Ruiva

    ResponderExcluir